Nem Bolsonaro nem Lula: os eleitores indecisos e abstenentes do Brasil podem decidir a eleição

 Ana Beatriz Bon Raggio não se deixa convencer nem pelo presidente brasileiro de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva nem pelo senador de extrema-direita Flávio Bolsonaro antes do segundo turno da eleição presidencial em 25 de outubro.

“A direita mistura religião e fé, enquanto eu acho que essas coisas deveriam ser separadas, enquanto o Partido dos Trabalhadores (de Lula) roubou o país”, disse Bon Raggio, um jovem de 19 anos estudando teatro no Rio de Janeiro, enquanto caminhava por um shopping no centro do Rio. “Estou muito indeciso.”

Sua desconfiança está enraizada no passado: Bolsonaro está sob investigação por corrupção e Lula foi condenado a 19 meses de prisão por acusações de corrupção e lavagem de dinheiro, que depois foram anuladas. O pai de Bolsonaro, o ex-presidente Jair Bolsonaro, está atualmente cumprindo uma sentença de 27 anos por planejar um golpe após sua derrota para Lula em 2022.

À medida que o segundo turno se aproxima, tanto Lula quanto Bolsonaro estão hiperfocados em conquistar eleitores indecisos como Bon Raggio, assim como aqueles que votaram em um dos candidatos eliminados no primeiro turno. Mais de 33 milhões, ou 21% do eleitorado, não foram às urnas no domingo.

Espera-se uma segunda rodada acirrada

A porcentagem de abstenção é a maior desde 1998 para uma primeira rodada. Segundo dados do tribunal eleitoral do Brasil, no primeiro turno vem aumentando lentamente desde 2006. Não votar no Brasil acarreta uma pequena multa, pois a participação é obrigatória para cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos.

“Abstenção de 20% não é o ideal”, disse o presidente do tribunal eleitoral brasileiro, Kassio Nunes Marques, após a votação de domingo. “A ideia é intensificar e aperfeiçoar todos os mecanismos disponíveis para diminuir essa porcentagem na segunda rodada.”

Nem Lula nem Bolsonaro receberam mais de 50% de aproveitamento durante a primeira rodada no domingo, e agora se enfrentarão no segundo turno marcado para 25 de outubro.

Bolsonaro tem pelo menos duas vantagens: ele recebeu 2 milhões de votos a mais que Lula no domingo e os candidatos que ficaram em terceiro, quarto e quinto — Augusto Cury, Renan Santos e Ronaldo Caiado — estão todos à direita do espectro político. Caiado, que obteve cerca de 2,6 milhões de votos, apoiou Bolsonaro na terça-feira. Cury e Santos disseram que não apoiarão nenhum dos candidatos.

Problemas econômicos e polarização eleitoral dominam o Brasil

Quase seis milhões de pessoas votaram em branco ou anulado — incluindo Alexandre Moreira, um estudante universitário de 21 anos. Antes da segunda rodada, ele também está indeciso, embora esteja inclinado para Lula porque acredita que o atual presidente é mente aberta.

“Mas as coisas são mais caras, e eu estou sentindo isso”, disse Moreira, que trabalha em três empregos de meio período para ganhar a vida enquanto estuda.

Ele apontou para o aumento do preço da gasolina, que subiu de 5 reais (US$ 1) por litro em janeiro de 2023 para 6,54 reais (US$ 1,31) em setembro de 2026, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil.

No domingo, muitos se alinharam para votar usando ou bonés vermelhos e camisetas — sinalizando apoio ao partido de Lula — ou o amarelo e verde da bandeira brasileira tradicionalmente usada pelo movimento de Bolsonaro, refletindo a polarização que domina o país.

Mas outros se sentem alienados, mal representados e desgastados pelas forças políticas opostas, disse Carolina Almeida de Paula, cientista política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

“Falamos muito sobre polarização no Brasil, mas esquecemos a maior porcentagem de pessoas que não gostam dessa luta”, disse ela.

A agência de pesquisa brasileira Datafolha previu que cerca de 11% das pessoas estavam indecisas antes do primeiro turno. Mais ou menos na mesma época de 2022, a pesquisa Datafolha revelou que apenas 2% estavam indecisos.

O resultado final pode ser uma surpresa

Meri Oliveira, 62 anos, está entre aqueles que não votarão em nenhum dos candidatos em três semanas. “Flávio Bolsonaro é tão corrupto quanto Lula”, disse Oliveira.

Oliveira chamou o atual presidente de “o maior ladrão do Brasil” e mencionou seu período na prisão. Ela também criticou os comentários misóginos de Jair Bolsonaro e sua condução da pandemia, durante a qual mais de 700.000 pessoas morreram no Brasil — o segundo maior número de vítimas depois dos EUA.

Fazer com que as pessoas participem do segundo turno é difícil, disse Almeida de Paula, acrescentando que as campanhas eleitorais deste ano foram atipicamente contidas após vários escândalos.

“Poderíamos ver mais mobilização antes do segundo turno, o que poderia trazer muitos mais votos. Isso pode significar aumentar os votos para Bolsonaro ou permitir que Lula vire a eleição”, disse ela.

Bon Raggio, o estudante de teatro, disse que, se a votação fosse amanhã, ela provavelmente votaria em branco.

“A situação do Brasil é complicada; Não acho que seja uma boa ideia nenhum deles governar”, disse ela. “Mas ainda posso mudar de ideia.”

Compartilhar Artigo

Artigos Relacionados